76

Logram-nos as afecções [emoções] tanto quanto os pensamentos  talvez mais, que tendemos a mais prontamente dar-lhes créditos, por conta da intensidade com que nos acometem. 
É-se de supor que alguma vez venhamos a experimentar os pensamentos tão acentuados quanto as afecções, e queremos com isto dizer que se talvez meramente trate de uma questão de antiguidade.
Nos não consolam tanto as filosofias quanto as irrevogabilidades, em se tratando dos sucessos a que estamos sujeitos no mundo.
A glória, supérflua, como quando os deuses concedem ao ferido a asa. 
Somente o gênio reconhece o gênio; quando o vulgo o aponta, trata-se de uma manifestação de fraqueza.
Priva-nos a morte tão-somente do tempo presente, cousa por si incomensuravelmente pequena e tão irriquieta que não se pode dizer que nos de facto pertença; inda, é-nos demasiado aflitivo este prejuízo  e não o suportaríamos, nos possível fosse mesmo uma sombra de discernimento posterior ao dobre que o recolhe.   
De maneira simples dizer as cousas fortes; de maneira forte, as cousas simples  quem poderá jactar-se de com plena propriedade fazê-lo?...
Nada mais triste que reduzir uma ciência à sua utilidade. 
Muitos grandes espíritos passam a vida tratando demonstrar que não fazem as grandes cousas por acaso; não cremos, entretanto, que se possa efectivamente demonstrá-lo. 
Ah, aqueles a quem a musa toma a mão e conduz vida afora, e não por uma breve milha de caminho...
É uma idiossincrasia daquele que encontra as cidades celestiais o facto de não lograr dar um passo sem que esqueça o precedente.
As contraproducentes epifanias nossas...